Referências bibliográficas citadas no episódio:
Eduardo Daflon: https://uff.academia.edu/EduardoDaflon
José Knust: https://iff.academia.edu/Jos%C3%A9Knust
Uiran Gebara da Silva: https://ufrpe.academia.edu/UiranGebaradaSilva
(1) DAFLON, Eduardo Cardoso. Tumultos e Clamores: Assembleias rurais e resistência camponesa na Hispânia Visigoda (Séculos VI-VIII). Brathair 15 (2), 2015. https://www.academia.edu/26749397/Tumultos_e_Clamores_Assembleias_rurais_e_resist%C3%AAncia_camponesa_na_Hisp%C3%A2nia_Visigoda_S%C3%A9culos_VI-VIII_
(2) JONES, A. H. M. The Later Roman Empire.284 –602. Baltimore: Johns Hopkins, 1992.
(3) KNUST, José Ernesto Moura. Longe dos Muros: uma história econômica e social do assentamento rural na Itália central tirrênica no contexto da conquista romana. Niteroi: PPGH-UFF, 2016. https://www.historia.uff.br/stricto/td/1827.pdf
(4) THOMPSON, E. A. Peasant revolts in Late Roman Gaul and Spain. Past and Present, p. 11–23, 1952.
(5) THOMPSON, E. A. Romans and barbarians – The decline of the Western Empire. Madinson: University of Wisconsin, 1982.
(6) SILVA, Uiran Gebara da. Camponeses e esquecimento na Antiguidade Tardia: as revoltas dos bagaudas e dos circunceliões. Classica - Revista Brasileira de Estudos Clássicos, [S.l.], v. 29, n. 2, p. 145-159, dez. 2016. ISSN 2176-6436. Disponível em: https://revista.classica.org.br/classica/article/view/351
(7) SILVA, Uiran Gebara da. Governando camponeses: colonato e mobilidade no Império Romano tardio. Anos 90. v. 24, n. 46. 2017
https://doi.org/10.22456/1983-201X.65579
(8) SILVA, Uiran Gebara da. Bagaudas e circunceliões: revoltas rurais e a escrita da história das classes subalternas na Antiguidade Tardia. 2013. Tese (Doutorado em História Social) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013. https://teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-25062013-103928/pt-br.php
(9)VAN DER PLOEG, Jan Douwe. Camponeses e a arte da agricultura. São Paulo: UNESP, 2016.
Episódio 4:
Neste podcast, o mestrando Caio Féo e a mestranda Hayanne Porto conversam com o doutorando Eduardo Daflon e nosso convidado especial, o Prof. Dr. Paulo Pachá (UFRJ). O episódio aborda os usos políticos do passado antigo e medieval por grupos empresariais e pela extrema direita. A partir do debate buscamos encaminhar algumas reflexões sobre o papel da academia e de todos os profissionais da História no enfrentamento a essa onda reacionária que vale da invenção de um passado visando um projeto de futuro.
Estamos em diversas mídias! Podem nos acompanhar através dos links:
Referências bibliográficas citadas no episódio:
(1) BENJAMIN, Walter. Sobre o Conceito de História. In BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas, vol. I. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1987.
(2) FRANCO JUNIOR, Hilário. A Idade Média: nascimento do Ocidente. São Paulo: Brasiliense, 2001.
(3) LAMOSA, Rodrigo de Azevedo Cruz. Educação e Agronegócio – A nova ofensiva do capital nas escolas públicas. Curitiba: Appris, 2016.
(4) PACHÁ, Paulo. A parade to fight the far right. Disponível em: https://www.washingtonpost.com/outlook/2019/03/24/parade-fight-far-right/
(5) PACHÁ, Paulo. Deus vult: uma velha expressão na boca da extrema direita. Disponível em:https://apublica.org/2019/04/deus-vult-uma-velha-expressao-na-boca-da-extrema-direita/
(6) PACHÁ, Paulo. Why the Brazilian Far Right Loves the European Middle Ages. Disponível em https://psmag.com/ideas/why-the-brazilian-far-right-is-obsessed-with-the-crusades
(7) YOUNG, Ellen. Where Do the “White Middle Ages” Come From? Disponível em: https://www.publicmedievalist.com/white-middle-ages-come/
Episódio 05:
Neste podcast, o mestrando Caio Féo, as mestras Hayanne Porto e Nathália de Ornelas e a mestranda Flávia Viana conversam com a Profª. Drª. Renata Vereza (UFF) e a Profª. Me. Maria Fernanda Caravana Ricci (Universidade de Vassouras). O episódio aborda as reflexões sobre o uso de ferramentas tecnológicas no Ensino de História e as dificuldades e descobertas enfrentadas pelo corpo docente e discente que tentam se adaptar à nova realidade imposta pela pandemia do COVID-19.
Você pode ouvir esse episódio acessando os links abaixo:
Referências:
Episódio 06:
Comentários
Postar um comentário