Bibliografia do Seminário online "Aprendizagem híbrida no ensino de História Medieval"




A Prof.ª Claudia Bovo, que realizou no dia 17/07/2020 o seminário "Aprendizagem Híbrida no ensino de História Medieval", enviou, para compartilhamento com todos os interessados, referências bibliográficas sobre a temática abordada.


ALBIERI, Sara. História pública e consciência histórica. In: ALMEIDA, Juniele Rabêlo de; ROVAI, Marta G. de Oliveira (org). Introdução à História Pública. São Paulo: Letra e Voz, 2011, p.19-28.

BARCA, Isabel. Educação histórica: uma nova área de investigação. História. Revista da Faculdade de Letras. Porto. III série, vol. 2, 2001, p. 13-21.

BERGMANN, Jonathan; SAMS, Aaron. Sala de aula invertida: uma metodologia ativa de aprendizagem. Rio de Janeiro: LTC, 2016.

BOVO, C. PINHEIRO, M. S. História pública e virtualidade: experiências de aprendizagem híbrida no ensino de história. In: HISTÓRIA HOJE. Revista de Ensino de História. São Paulo: Associação Nacional de História (ANPUH), v. 8, n. 15, 2019. Dossiê Ensino de História e História Pública.

FOSTER, Meg. Online and Plugged in Public History and Historians in the digital age. Public History Review, v. 21, p.1-19, 2014.

FRISH, Michael. A shared authority: essays on the Craft and meaning of Oral and Public History. Albany: State University of New York, 1990.

FRISCH, Michael. A história pública não é uma via de mão única, ou, De A Shared Authority à cozinha digital, e vice‐versa. In: MAUAD, Ana Maria; ALMEIDA, Juniele Rabêlo de; SANTHIAGO, Ricardo. História pública no Brasil: Sentidos e itinerários. São Paulo: Letra e Voz, 2016. p. 57‐69.

HERMETO, Miriam. Podem os palcos ser lugares de história pública? In: BORGES, Viviane Trindade; MAUAD, Ana Maria; SANTHIAGO, Ricardo (org). Que história pública queremos? São Paulo: Letra e Voz, 2018.

MARTINS, Lara Barros; ZERBINI, Thaís. Escala de Estratégias de Aprendizagem: evidências de validade em contexto universitário híbrido. Psico-USF, Bragança Paulista, v. 19, n. 2, p. 317-328, maio/agosto 2014.

RÜSEN, Jörn. História Viva. Teoria da História III: formas e funções do conhecimento histórico. Brasília, Ed. UNB, 2007.

SANTHIAGO, Ricardo. História pública e autorreflexividade: da prescrição ao processo. Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 10, n. 23, jan./mar. 2018, p. 286- 309.


Comentários

Postagens mais visitadas