Translatio Entrevista - Vânia Leite Fróes (UFF)

O grupo Translatio Studii apresenta uma nova iniciativa em seu canal do YouTube, a série Translatio Entrevista. Nessa série, entrevistaremos professores da área de História Medieval no Brasil e pretendemos, assim, compor uma espécie de memória desse campo de estudos.

Nossa primeira convidada na série Translatio Entrevista é a Prof.ª Dr.ª Vânia Leite Fróes. Atuando como docente da Universidade Federal Fluminense (UFF) desde 1968, a professora Vânia Fróes foi fundadora - junto com o Prof. Dr. Ciro Flamarion Santana Cardoso - do setor de História Antiga e Medieval do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH-UFF) no ano de 1988. Em 1996, tornou-se professora titular de História Medieval da UFF e atualmente, apesar de estar aposentada, mantém uma vida acadêmica ativa, orientando vários pós-graduandos.

A professora Vânia Fróes é, sem dúvida, uma pioneira dos estudos medievais no Brasil e uma das responsáveis pela formação e afirmação do campo em nosso país. Orientou dezenas de mestres e doutores com pesquisas em História Medieval além de incontáveis licenciados em História que lecionam na Educação Básica.

A entrevista foi realizada por Eduardo Daflon e Thiago Magela, ambos doutores pelo PPGH-UFF e pesquisadores vinculados ao Translatio Studii.  Você pode assistir à gravação no  player de vídeo abaixo ou clicando no link:  https://youtu.be/beGJEZGaom0

Para acompanhar os lançamentos das próximas entrevistas da série, não esqueça de se inscrever no canal do Translatio Studii no YouTube. Siga também as nossas redes sociais!



Comentários

Postagens mais visitadas