Translatio Entrevista - Martín Ríos Saloma (UNAM)

Dando continuidade à série Translatio Entrevista em nosso canal no YouTube, apresentamos a entrevista realizada com o Prof. Dr. Martín Ríos Saloma, da Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM), nosso primeiro convidado latino-americano. Além da atividade docente, Ríos Saloma é também autor de diversos livros e artigos, cumprindo importante papel nos estudos medievais mexicanos. 

Com esta série de entrevistas queremos dar um passo no sentido de promover uma maior integração entre os pesquisadores do período medieval sediados na América Latina. Montamos também uma nova playlist no YouTube, intitulada Translatio Entrevista os "hermanos", na qual serão adicionadas essa e as próximas entrevistas realizadas com pesquisadores latino-americanos. 

Através da conversa com o Prof. Dr. Martín Ríos Saloma - somada às entrevistas que integram a outra playlist, que promove uma memória da História Medieval feita do Brasil - podemos perceber semelhanças entre as nossas práticas e nas dificuldades que enfrentamos. Nesse sentido, somos capazes de conhecer melhor os potenciais que temos quando olhamos a partir do continente americano para essa fatia do passado pretensamente "estrangeira". Lembrando sempre, é claro, que se trata de um passado humano e que, portanto, também nos é de pleno direito.

A entrevista foi realizada por Eduardo Daflon e Thiago Magela, ambos doutores pelo PPGH-UFF e pesquisadores vinculados ao Translatio Studii.  

Você pode assistir a ela no player de vídeo abaixo ou acessando o link: https://youtu.be/BaJsPpItL_o

Inscreva-se no canal do Translatio Studii no YouTube para acompanhar a divulgação das próximas entrevistas da série Translatio Entrevista e os vídeos de nossas outras atividades. Siga também as nossas redes sociais!



Comentários

Postagens mais visitadas