Transmissão semanal no YouTube: Leitura Coletiva da obra "Poder e Dinheiro", de João Bernardo

Nós, do Translatio Studii, convidamos a todos para participarem de uma nova iniciativa em nosso canal no YouTube

Estamos realizando semanalmente uma leitura coletiva e debate aberto da obra Poder e Dinheiro, do ensaísta português João Bernardo. Trata-se de uma síntese de grande fôlego em três volumes que, apesar de escrita em português, é pouco conhecida dos estudos medievais brasileiros. 

Essa espécie de "grupo de estudos" virtual é coordenado pelo Prof. Mário Bastos, Thiago Magela e Eduardo Daflon, pesquisadores vinculados ao Translatio Studii

Os encontros são realizados às quintas-feiras, às 19:00 horas, e transmitidos ao vivo em nosso canal no YouTube. A interação pode ser feita de maneira síncrona por meio de comentários no chat e também após o fim da apresentação, no espaço de comentários de cada vídeo. Assim, se você não pôde acompanhar ao vivo, pode deixar suas questões nos comentários que no próximo encontro procuraremos respondê-las. 

Iniciamos um estudo sistemático do volume 1 da obra e já realizamos três encontros virtuais. Você pode acompanhar o que foi discutido nos encontros acessando a playlist que montamos em nosso canal e que também está disponível no fim desta postagem.

O próximo encontro será no dia 08/10, às 19:00 horas. Faremos a discussão dos capítulos 3 e 4 do primeiro volume (páginas 63-74).

Esperamos contar com a sua participação! E não esqueça de se inscrever no canal do Translatio Studii  e seguir as nossas redes sociais para acompanhar as novidades!


Referência completa do livro:

BERNARDO, João. Poder e Dinheiro: do Poder Pessoal ao Estado Impessoal no Regime Senhorial, Séculos V-XV, Parte 1. Porto: Edições Afrontamento, 1995.


Playlist no YouTube: 



Comentários

Postagens mais visitadas